Homem vai pedalar 1.685 Km em 30 dias para ajudar crianças carentes de Ilhéus

O ciclista mogiano Erivaldo Simões Fernandes, o Pomba, já está pronto para encarar em mais um desafio sobre duas rodas. O aventureiro de 33 anos embarca pela terceira vez rumo a Ilhéus, na Bahia. Agora, ele terá a companhia do amigo Hélio Nonato dos Santos, de 30 anos, iniciante na prática do cicloturismo.

A viagem começou neste sábado (8) e deve durar cerca de um mês. A missão da aventura é doar 20 cestas básicas e algumas roupas para as crianças da Creche Nossa Senhora Aparecida.

A última viagem de bike de Erivaldo aconteceu em dezembro de 2010, também com destino a Ilhéus. Na ocasião, o mogiano foi com a missão de doar a sua própria bicicleta para um menino carente do município baiano. Segundo ele, os 1.685 quilômetros de estrada foram percorridos em aproximadamente 10 dias. “Pedalei uma média de 140 quilômetros por dia”, revelou.

Desta vez, no entanto, Pomba informa que o trajeto terá uma passagem por Salvador. Sendo assim, o tempo de viagem deve subir para 30 dias, já que os aventureiros devem ficar alguns dias na capital baiana. “Nunca fui por Salvador. Então não sei quanto tempo a mais de viagem vamos levar. Mas estamos calculando algo em torno de 30 dias”.

O planejamento da aventura foi elaborado nos mínimos detalhes. A dupla cuidou de tudo. Além dos investimentos nas bicicletas e acessórios, eles também já separaram o dinheiro que vão utilizar com alimentação, hospedagem, suplementos e até imprevistos.

A bagagem também é um acessório imprescindível. Nada pode faltar. Mapa, bússola, roupas específicas, itens de segurança, kit de primeiros socorros, ferramentas para manutenção das bikes, pequenos utensílios domésticos (para cozinhar ao longo da viagem) e muita disposição.

A preparação física para aguentar os 1.685 quilômetros até Ilhéus acontece diariamente. Eles não deixam escapar um único dia sem pedalar na Avenida Henrique Perez.

Erivaldo faz questão de agradecer. “Não posso deixar de agradecer a força de todos os meus companheiros de trabalho”, destacou o ciclista, ao revelar que o projeto para um novo desafio em 2013 já está sendo elaborado e ele espera novamente contar com a colaboração dos parceiros. (Matéria do jornalista Thiago Campos, originalmente publicada no site O Diário)